
AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA
A avaliação neuropsicológica consiste numa avaliação do estado mental - rastreio cognitivo - que visa diagnosticar o funcionamento das funções cognitivas e comportamentais - perceção, atenção, memória, linguagem e raciocínio lógico - de forma a conhecer possíveis alterações na interpretação e/ou execução de tarefas que interferem na capacidade funcional e no desempenho social do indivíduo.
É realizada por um profissional de saúde devidamente qualificado… e envolve observação clínica e aplicação de testes padronizados.
É um tipo de avaliação/rastreio indicado na presença de sinais e sintomas de alterações de funcionamento cerebral… sendo fundamental no diagnóstico diferencial de doenças do foro neuropsiquiátrico, assim como na formulação de um plano terapêutico envolvendo medidas farmacológicas e não farmacológicas.
O plano terapêutico estabelecido permite uma gestão eficiente da condição médica diagnosticada, retardando a sua evolução clínica e empoderando/capacitando indivíduos/famílias e cuidadores informais, em prol de mais e melhor cuidado.
Muito embora o processo de envelhecimento estar vezes demais associado a graus de declínio na memória e desempenho cognitivo… estes devem ser atempadamente contextualizados e avaliados por profissionais especializados de forma a precocemente diagnosticar/gerir estados demenciais com profundo impacto na qualidade de vida individual e familiar.